segunda-feira, 31 de agosto de 2020

SUBJETIVIDADE X OBJETIVIDADE

Imagem Ilustrativa
Dentro de cada mente, existe um sistema. Há quem diga que a mente é um sistema universal. Mente, ora! Cada sistema é particular; contém arquétipos na visão de Jung, Individualidade na visão de Freud, e Controle na visão de Skinner. Só na cabeça, 1,5kg já temos que segurar. Não à toa a importância do hemisfério nos primeiros meses, anos e durante a vida. Para não contrariar a ciência, o cérebro é Universal. Tirando pesquisas bem antigas que diziam que o cérebro feminino era menor que o masculino, nosso cérebro é um órgão bem... Estranho. Não conseguiram desvendar por completo os segredos que lá moram, sabe-se que há hemisférios responsáveis por cada parte do nosso corpo: movimento, visão, audição, paladar, reflexo, etc. Se a eles forem atingidos, não seremos nada. Há cura para o coração, sem cérebro somos como animais irracionais para os mais fieis cientistas... digamos que o período universitário e as descobertas fabulosas e encantadoras são como ouro. Alguns conseguiram andar pelo arco-íris. Os escolhidos. Não há nada demais no corpo humano. Há demais a percepção do homem em saber como é, do que é composto e possivelmente reproduzido, desrespeitando a divindade, existindo a possibilidade de construção de um novo ser humano ao empolgar-se com a química e a física. Daí, todas as perguntas filosóficas são respondidas à nível objetivo e direto.

1 – “Só sei que nada sei” ... Sócrates
Sei que sou composto por células e um DNA que me diferencia dos demais e ao mesmo tempo, me torna pertencente de uma sociedade.

2- “Somos as nossas escolhas”. Sartre.
Não escolhemos nascer, mas nascemos. Por que nascemos?

3- “Você nunca será feliz se continuar a buscar no que consiste a felicidade. Você nunca viverá se estiver procurando o sentido da vida.” Albert Camus
Parece-me pois que já encontrou a felicidade. Dê para as pessoas o segredo.

Não li obras completas de filosofia. Foi um copia e cola. Tecnicamente, partes protegem o nosso cérebro. O “bum” quando batemos a cabeça é bem protegida. Somente em acidentes brutais a parte óssea é quebrada, desconfigurando todo nosso sistema. Nessa parte nós somos iguais, desiguais porque alguns são pequenos, médios e grandes. Os órgãos crescem, se desenvolvem. Ainda assim por centímetros somos desiguais.  Dizem que o mundo não precisa da subjetividade. Ela é rasa e diminui o homem a um ser com mais perguntas a serem respondidas que respostas a serem apresentadas; Já outros dizem que o mundo é objetivo demais. O suficiente para ter perguntas e respostas respondidas, não suficiente o tempo todo sendo reavaliadas, passando por testes, aprovações e reprovações. Teoria não é fato. O mundo entra na hipótese.... “Talvez”, “possivelmente”, “poder ser que”, “matéria viva descoberta em”...
Tudo é uma descoberta. A objetividade é responsável pela parte comprobatória visível.... A subjetividade é responsável pela parte de sentido. Sem visibilidade e sensível ao toque microscópico. Andem juntas e o mundo funciona, pois como vocês bem dizem: Teoria e a Ação.

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Frases e Pensamentos

Amor próprio é um escudo. Uma maneira de nos protegermos de arquétipos programados para não sentirmos felicidade meio ao caos, mantendo assim, nosso altruísmo. 


Ego, amor próprio, egocentrismo parecem ser a mesma coisa. Mas são completamente diferentes.  Cada um tem uma importância e uma chave de relevância positiva... Negativa, por que quando duas pessoas se encontram, dois egos disputam quem é mais diferente, especial e válido para o mundo. 



Acho incrível os filósofos contemporâneos que captam as negligências do mundo e das pessoas que vivem nele, descrevendo filosoficamente como um mundo "chulo", "cheio de pessoas burras", "irrelevantes", "incoerentes", sem a inclusão de si, como propagadores dessa negligencia.

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

terça-feira, 18 de agosto de 2020

GURU ESPERTA: ELE CONTA TUDO PARA MÃE

Imagem Ilustrativa
E você aí pensando que homem não fofoca; que só conta as chatices da mulher para os amigos.
Engana-se. Engane-se completamente.

Como assim? Quando casei, pensava que seriamos só eu e ele, mas de alguma forma, a mãe do vosso protagonista entrou numa guerra comigo. Eu não estava entendendo, até que tivemos uma briga mais horrível. Disse que eu queria o afastar da família, que fiz sua cabeça, que eu o enganei. Fiquei arrasada, destruída. Ele fez o que sempre faz: vai para casa da mãe. Não sei o que acontece, mas quando minha mãe liga, tento não preocupa-la. Acho que não precisa se preocupar com a minha vida, por que quero que ela seja feliz e descanse do ‘cuidar de mim’.
“Preguiçosa”, “Encostada”, “Trabalhosa”, “Mentirosa”, “Falsa”, "Mulher inadequada” ... assim as mágoas nascem.
Quem sofre mais é a pessoa com mágoa, e quem ela deseja magoar, sofre com isso. Dá início à uma guerra. Poderia ter atitude de uma mulher empoderada, mandar ele decidir entre eu e ela, cogitei isso e logo desconsiderei, pois ele já havia escolhido, desde quando nasceu. Quem sou eu para fazer isso com uma mãe e um filho?
Não teria como seguir normalmente com a vida. Teria que mudar de estado. Considerando que pessoas como ela são perigosas e conhecendo o histórico de alma de uma empresaria milionária que tem, seria jogar meu nome e tudo o que construí no lixo. Não é simples, mas necessário. A lógica seria eu voltar para casa de minha mãe ou pedir ajuda para meu irmão mais velho. Deus!
Não tem como revidar, não posso fazer isso, por que tudo acabaria. Relações não seriam as mesmas e os encontros seriam frios. Ele realmente conseguiu fazer todos ficarem contra minha pessoa. Por quê? Porque eu o fiz chorar e o bebê da mamãe não pode sofrer? E eu? Quantas traições eu perdoei e deixei passar acreditando em nós... caindo na lábia dele.
Não organizei a casa por uma semana. O tempo estava suficientemente favorável para uma organização e limpeza básica, eu vejo a previsão, é perceptível o vento, o clima. Isso foi suficiente para ele dizer que eu sou preguiçosa. Ele não disse que além disso, eu estudava?
E das várias vezes que ele não me ajudou com as atividades domésticas? O melhor à fazer é ir embora. Não dá para competir com uma mãe. Vou embora com status de tudo o que não sou, depois de ter feito tudo por ele. Não quero competir com uma mãe. Indo embora ou ficando, já estávamos separados.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

O CICLO DO DESAPEGO

Dicionário Aurélio. Desapego: falta de apego, de afeição. 2. Desinteresse, indiferença.
 
Olá, espero que esteja bem 


O que mais queremos é evitar o sofrimento. O sofrimento pausa nossa vida e congela nossa alma. Convenhamos, não é o melhor estado para viver, e buscamos viver de forma mais agradável. Uma das coisas que nos machucam são nossas relações. O contato diário e as decepções que a convivência proporcionam talvez agrave essa percepção fatídica dos relacionamentos. Como tu, eu também busco relações que me tragam “paz de espírito” se é correto dizer acho que não. Livros nos mostram como desenvolver e melhorar nossa capacidade interpessoal, aprendendo a conviver de forma madura com pessoas que não gostam de nós que não gostamos ou que simplesmente se distanciaram.
Quando a relação não segue e nossas expectativas são dilaceradas, nosso ato mais comum é afastarmo-nos. Como fazer isso se precisamos das pessoas? Ou como não precisar delas?
Os livros de autoajuda são capazes de ascender algumas luzes em nosso cérebro, como se fosse uma ideia nossa; tipo “exatamente, é exatamente isso que preciso, essa é a resposta.” Talvez exista uma solução que seja universal, comum à todos, só que não prestamos atenção.
Como desapegar? É fácil? Algumas frases e pronto! Todo mundo pode me considerar a pessoa mais legal e desapegada do mundo.
Então... Aconteceu uma coisinha. O cano de água quebrou, a operadora do cartão de crédito está ligando, o cachorro está latindo e eu preciso fazer compras de mercado.
Quem poderá me salvar? Uma pedra? Sim, pessoas. Não estou incentivando para tu ser afetivamente apegado(a) à ponto de grudar como chiclete e, sim, refletir se essa sensação de desapego é uma sensação porque sensações passam às vezes ou é algo de tua/nossa personalidade mesmo.
No mais, tudo bem. Eu pelo menos fico esgotada quando faço tudo no período de um ano, sem ajuda, sem ninguém preocupado. Fico esgotada, lógico, não posso negar que a ideia de conseguir fazer várias coisas é gratificante. Basta deitar, relaxar; o corpo dói, a mente dói. É sempre bom ter alguém para ligar ou mandar mensagem “ei, estou cansada”, “ainda bem que não estou sozinho”.
Tudo bem também estar sozinha, só não acredito no desapegar de pessoas, sem sair ferido. Ciclos tem fim e causam mudanças. Com esse, não seria diferente. 
Adendo: Pessoas não são anjos. Pessoas não são tão boas e todos nós temos uma selvageria. 

Obrigada por ler
Beijinhos! 


DOCE

 Tu mentes como também oculta pensamentos. Estes deveriam ser meus, e compartilhados a mim que por ti estou, mas não há nada que possa fazer...

Total de visualizações de página