Olá espero que esteja bem...
Não tem como surpreender mãe. Nós temos uma dívida que não dá para pagar. Podemos acaricia-las com presentes, mas não substitui e não chega ao nível de tudo o que fazem por nós, filhos(as).
Não consigo imaginar, é o máximo que posso chegar para não pensar ao menos imaginar que consigo imaginar o que se passa no interior de uma mãe. No momento em que vivemos hoje, o dia das mães caiu em uma situação que não estávamos preparados. “Todos em casa por uma situação muito importante” (nem todos); mudança de rotina e uma “desordem” de certa forma que abala todo o contexto familiar. Porém eu não consigo imaginar o estado de uma mãe, agora, hoje, neste exato momento, tendo que exercer o papel que sim, cabe a ela de: ensinar, educar. A escola é um instrumento de introdução para criança entender ou pelo menos usar uma máscara para andar em sociedade e participar dos costumes e adaptar-se. Cuidar dos filhos, da casa, do trabalho e de si mesma não é para qualquer um. A mãe tem uma responsabilidade única e a mais importante: a educação extra mundo, mundo esse que não proporciona a sabedoria materna. Qualquer mínimo erro, que nem sequer é erro, já é uma culpa com lágrimas, lágrimas e mais lágrimas. Não ser suficiente deve ser um peso ilusório que carregam. E parece que tudo que fazem não é suficiente, parece que tudo que fazem “a paciência tem limite.”
De fato ser mãe não é para qualquer um, mas há aquels que são surpreendidos... Surpresas de alguma forma assustam e são ditas como ruins e no fundo mesmo, surpresa é algo, digamos que é algo e pronto. Estou tentando me acalentar...
Às vezes as coisas não saem como planejado e, não há palavras que possam mudar isso. Nunca vivi, por isso as poucas palavras, porém vivi outras situações que estão interligadas a maternidade. Quando eu entender.... Ah, mas quando entender, tudo vai fazer mais sentido.
Nós como filhos e filhas à magoamos. Não há muito o que fazer, só dizer que não temos um roteiro para sermos filhos, sobrinhos, netos e até pessoas perfeitas. Com certeza isto não justifica todas às vezes que sentiram-se abaladas ou completamente incapazes de não darem o suficiente para nós. Ser mãe não é fácil e reconhecer isso é mais difícil ainda. As mulheres recebem como pacote um “você que quis, agora cuida”, enquanto muitas não precisam escutar isso. Na verdade... É preciso escutar isso ou é só estresse?
A maternidade não é um conto de fadas, as mudanças ocorrem, e é inviável não perceber isso e fingir que não está acontecendo, que não acontece. Há mulheres que não querem ser mãe, há casais que querem adotar... Adotar criança ou animal. Cada pessoa com a respectiva comemoração de mãe que deseja. Bem...
Um Feliz dia das Mães para todas as mões (não é mão), (tentei criar o plural de pai, mas saiu isso ou seria pães) que doam o melhor para cuidar, educar e desenvolver a pessoa mais incrível do mundo.
Obrigada por ler
Beijinhos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário